DED CONTABILIDADE EM SÃO PAULO - CONTABILIDADE EM SÃO PAULO - Como aumentar os lucros da minha empresa

Como aumentar os lucros da minha empresa

É muito comum ver empresários sempre querendo aumentar o faturamento da sua empresa para que assim possa ter mais dinheiro e crescer cada vez mais. Mas o que mais vejo acontecer são empresários frustrados por se esforçar tanto para aumentar as receitas e no final do mês não sobrar dinheiro no caixa. Muitas das vezes pagando contas atrasadas e até tendo dificuldade para tirar seu próprio salário. Você já passou por isso? A causa por trás de tudo isso é que os empresários focam em receitas e esquece que o que gerar mais resultado para empresa é os lucros. Por isso vamos ensinar como aumentar os lucros da empresa para que assim você consiga gerar mais resultado para seu negócio.

Primeiro passo – separe as contas

Se você quer aumentar os lucros da empresa, precisa ter na ponta do lápis todos os números da sua empresa. Entender seus gastos e orçamentos deve fazer parte da rotina contábil. Sem isso, nenhuma ação financeira será possível.

Quanto mais informações a sua empresa conseguir coletar, melhor. Então invista em uma boa contabilidade e em ferramentas de controle de dados. Ter contas bancários distintas do socio e da empresa que colocar limites para que os donos não possam retirar o dinheiro da empresa sempre que quer.

Segunda passo – tenha uma estratégia financeira

Antes de sair cortando gastos ou investindo em novas tecnologias para produção, você precisa decidir exatamente o que fará e calcular o que é possível e vantajoso para a sua empresa no momento.

Você pretende aumentar o retorno sobre investimento (ROI) ou aumentar o volume de vendas? Se quer mais retorno, vai investir em comunicação ou cortar custos? Vai procurar por novos fornecedores? Rever sua cadeia de produção? E se quer aumentar volume de vendas, tem condições de investir em novas tecnologias? Ou então em novos funcionários? Tudo isso deve ser previsto.

De qualquer forma, você terá que fazer alguns investimentos em tempo ou dinheiro para conseguir colher melhores frutos no futuro. Independente da ação que for tomar, planilhe e preveja todos os gastos e esforços.

Terceiro passo – Tenha controle sobre as despesas

Com os dados em mão e uma estratégia definida é possível então escolher a postura da empresa em relação ao seu balanço financeiro. Chegou a hora de analisar o que você pode e não pode cortar.

O primeiro ímpeto para muito é fazer essa relação direta entre menos despesas e mais lucros, sem analisar como o investimento em questão impacta na produtividade ou no valor para o cliente final. Tenha consciência e converse com o máximo de pessoas possível.

Quarto passo – Planejamento tributário

A empresa de Contabilidade é o primeiro passo para que se possa realizar o planejamento tributário da empresa, não importa qual seja seu tamanho. É ela que mostra a real situação do negócio e ajuda a avaliar qual o melhor regime de tributação naquele momento.

Micro e pequenos empresários pensam logo no Simples Nacional por ser o enquadramento menos burocrático e geralmente o mais econômico. Porém para aumentar os lucros da empresa você precisa analisar todas as atividades que terá na sua empresa para entender qual melhor carga tributaria. Assim, é preciso considerar todas as possibilidades e opções com a ajuda de bons profissionais que conheçam a fundo a situação contábil e financeira da sua empresa.

Quinto Passo – Aumente o ticket médio

Duas técnicas de vendas importantes podem ser utilizadas pela sua empresa para aumentar a lucratividade: upselling e cross selling. Vamos explicar em detalhes esses dois termos para que você possa tirar proveito deles.

Cross selling é uma técnica também conhecida como venda cruzada. A ideia é estimular o seu cliente a comprar algum produto adicional que tenha relação com a compra principal. Essa é uma das maneiras mais eficientes de aumentar o faturamento da empresa sem aumentar o número de clientes.

Um exemplo: Quando vamos ao mc donald’s e lá pedimos um big mac e logo em seguida a atendente pergunta se você quer o combo com refrigerante e batata frita por quase o mesmo valor do hambúrguer. Logo você compra o combo ao invés do hambúrguer

Já o upselling é uma técnica que consiste em aumentar o valor de venda do produto por meio da oferta de um item mais avançado. Utilizando novamente um exemplo quando você foi no cinema  e comprou pipoca na hora da escolha você tinha três opções uma pequena de R$10,00 a média de R$18,00 e a grande por R$ 20,00 logo o cliente quer comprar a pipoca grande por o custo x benefício ser mais compensatório que a pipoca média ou pequena.

E se precisar de uma empresa de contabilidade para lidar com essa nova fase, pode contar com a D&D. Fale com um especialista clicando aqui…