Contabilidade em São Paulo - contabilidade em SP - escritorio de contabilidade em São Paulo - contabilidade para comercio

Como abrir uma empresa de comercio em são Paulo

Hoje vamos falar o que você precisa saber antes de abrir uma empresa de comercio em São Paulo. É muito comum pessoas com sonho de empreender ser dona do seu próprio negócio e muitas das vezes abre uma empresa sem saber o básico. Com isso acaba entrada na estatística, conforme o IBGE onde seis de cada dez empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade.

Vamos listar aqui 4 itens que você precisa saber antes de começar sua empresa de comercio em São Paulo

1 – Estudo de Mercado para Abrir empresa de comercio (Viabilidade do negócio)

Antes de tudo saber o que vai vender é fundamental para qualquer empresário. Entender quais são as necessidades dos consumidores, como eles se comportam na hora da compra, qual tamanho do público na sua região, saber se você vai atender online ou offline, mulheres ou homens? crianças outra adultos? São Perguntas poderosas que precisam ser feitas e quantificadas antes que um negócio se inicie.

Entender sobre o produto suas vantagens e desvantagens, prazo de validade, preço no mercado, estilo de vida dos consumidores desse produto. Verificar que já está no mercado ter ou não ter concorrentes não necessariamente significa um obstáculo de mercado. Enfim são diversas as informações que precisamos saber para que o estudo de viabilidade seja validado

2 – Planejamento para Abrir uma Empresa de Comércio em São Paulo

O segundo passo, e talvez o mais importante para abrir uma empresa de comércio em São Paulo de sucesso, é planejar. Muitas vezes, o empreendedor se precipita pensando em abrir o negócio, conseguir um CNPJ, tirar as licenças, e acaba esquecendo dessa etapa. A depender desses fatores, isso pode interferir diretamente na estrutura da sua empresa, na forma de atender os clientes, no seu produto ou serviço. Para desenvolver o seu plano de negócios, separe todos os investimentos que você necessitará para equipamento, material, maquinário e pagamento de funcionários. Além disso, inclua, em escrito, uma pesquisa sobre o mercado, seus principais concorrentes, o seu público-alvo e tudo mais que considerar relevante para sua nova empresa.

Fazer um planejamento estratégico na empresa torna-se essencial, primeiramente, para ter
uma visão clara da empresa, de sua identidade e seus objetivos.
Ao colocar tudo no papel e de fato planejar o que se quer para daqui a 2 anos, 5 anos ou 10 anos, você consegue traçar ações mais assertivas. Da mesma forma, o planejamento também antecipa riscos na tomada de decisões a curto e longo prazo.

O processo deve ser totalmente participativo, o que propõe o alinhamento e engajamento entre equipes. Mesmo que seja uma iniciativa do líder, o plano só será colocado em ação com o apoio do coletivo. Algumas ferramentas que precisa está no seu planejamento:
missão da empresa, ou seja, a razão de existir, o que se propõe a fazer;
visão, aspirações e o que pretende atingir no futuro;
Os valores, que seriam os princípios que orientam o comportamento;
análise SWOT, onde se definem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
Objetivos e metas: com objetivo, o que se pretende alcançar; e com as metas, o detalhamento (em números) do resultado que se deseja.

3 – Tipo Jurídico para Empresa de Comércio em São Paulo

Nesse momento é hora de você saber se vai começar o empreendimento sozinho ou com sócios. Um sócio ele precisa sempre preencher o que te falta, tanto no conhecimento como compartilhar o investimento do capital. Para os empresários que preferem abrir uma empresa sozinho existem hoje as modalidades de empresário individual, EIRELI, Sociedade Limitada Unipessoal e MEI. Já para os empresários que vão iniciar com um ou mais sócios existem as modalidades de Sociedade Limitada. Abaixo vamos descrever um pouco a característica de cada uma delas:

O MEI é o tipo jurídico mais utilizado no Brasil, ele permite que um trabalhador (Autônomo) formalize seu negócio, obtendo assim um CNPJ e a possibilidade de contratar até 1 funcionário, porém existem algumas limitações para que o pequeno empresário seja enquadrado como MEI, clique aqui para saber mais.

EI – Empresário Individual para Abrir empresa de comercio

O Empresário Individual é uma empresa composta por apenas um dono que responde juridicamente como pessoa física, assim quando a empresa decreta falência ou recebe processos a pessoa física responde pela pessoa jurídica. Na constituição da empresa como EI não há um contrato social, este documento é direcionado as empresas que possuem “sócios”, ou seja, mais de um empresário é dono desta empresa. Além disso não há valor mínimo de capital social do empresário individual para início das suas atividades e essa é sua maior diferenciação do EIRELI.

EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada assim como o Empresário Individual é composto apenas por um único dono e não possui contrato social, criada recentemente em 2011, seu funcionamento é regulamentado pela Lei nº 12.441/11. Para que possa ser constituída uma EIRELI é exigido um capital social de no mínimo 100 salários-mínimos, pois a responsabilidade do empresário é limitada ao capital social da empresa, ou seja, os bens da empresa e do empresário são separados e a pessoa física não responde pela pessoa jurídica da empresa.

LTDA – Sociedade Empresária Limitada

A sociedade empresarial de responsabilidade limitada (Ltda.) é o modelo de pessoa jurídica mais comum no Brasil. Ele estabelece no contrato social quanto vale cada cota e a participação de cada sócio. Portanto essa participação previamente acordada é que limita tanto o que o sócio irá lucrar como sua responsabilidade quanto a dívidas da empresa.
A Ltda. protege o patrimônio pessoal dos sócios em caso de falência, fechamento ou desligamento da empresa.

LTDA – Unipessoal

A sociedade Unipessoal é um novo modelo de pessoa jurídica que possibilita que uma pessoa individual posso ter um contrato social. Com isso
protegendo o patrimônio pessoal em caso de falência, fechamento ou desligamento da empresa.

4 – Valor do Investimento para Abrir uma Empresa de Comércio em São Paulo

Depois que ter feito um bom planejamento e montado seu plano de ação, você já deve saber qual será o valor do capital que precisa ser investido para Abrir uma Empresa de Comércio em São Paulo para que as operações comecem. O valor do investimento precisa conter nas maiorias das vezes os valores para reforma do estabelecimento compra do estoque inicial, capital de giro pelo menos de 6 meses.

Muitas das vezes um CNPJ novo não tem crédito no mercado fazendo que os fornecedores vendam quase sempre a vista e assim fazendo que a empresa precise ter o seu capital de giro porte até começar a gerar lucro e caixa nas operações

Nós da D&D Contabilidade estamos sempre próximo dos nossos clientes ajudando-os através das ferramentas de gestão procurando sempre o sucesso dos empresários.