Contabilidade em São Paulo - contabilidade em sao paulo - escritorio de contabilidade - contabilidade para prestadores de serviços - Como abrir uma empresa de prestação de serviços em São Paulo

Como abrir uma empresa de prestação de serviços em São Paulo

Quando se pergunta “Como abrir uma empresa de prestação de serviços?” muitas vezes o empresário pensa apenas no processo jurídico. Mas a abertura da empresa vai muito além disso ao iniciar o processo de planejamento de uma empresa, o empresário já deve ter em mente a atividade final da empresa que pode ser escolhida entre as categorias; Comércio, Serviços ou Industria. Portanto nesse artigo iremos falar sobre como abrir uma empresa de prestação de serviços suas tributações, tipos jurídicos e particularidades. Em 2017, o PAS (Pesquisa Anual de Serviços) estimou a existência de 1.306.671 empresas de prestação de serviços não financeiros no Brasil dos mais variados segmentos atingindo a receita líquida no ano de R$ 1,5 tri.

Abaixo listamos um passo-a-passo com 6 Etapas para melhor orienta-lo nas etapas mais importantes da abertura de uma empresa.

 

1 – Escolher o tipo de serviço que será prestado

Parece obvio, mas definir exatamente qual serviço será prestado pela empresa é um ponto chave para o sucesso. Assim você saberá em qual segmento vai atuar e verificar quais desafios estão por vim. Há especialistas em determinado serviço, o exemplo mais comum são os advogados que prestam serviço de advocacia especializado em determinados segmentos. Não que seja obrigatória a especialização em algum ramo, mas este é sem duvidas um enorme diferencial para o cliente.

2 – Qual será o endereço da empresa?

Após saber exatamente o serviço a ser prestado definir o endereço é o próximo passo. Muitos pequenos empresários no ramo de serviços tem a sede da empresa no endereço residencial, porém alguns serviços são inviáveis neste formato. Após escolhido, deve ser realizada uma pesquisa para saber se é viável abrir o seu estabelecimento naquele local, valores de aluguel e despesas recorrentes daquele imóvel devem ser levadas em consideração no planejamento da empresa.

3 – Escolher o nome da empresa

O nome é o cartão de visitas e a marca da empresa, ao escolher o nome, deve se levar em consideração nunca o alterar, pois a ideia é o cliente ler o nome e se identificar. O nome também precisa ser fácil de lembrar e ter ligação com a finalidade da empresa. O ideal é escolher de 2 a 4 nomes diferentes para empresa, pois o nome escolhido pode estar sendo utilizado por outra empresa.

4 – Estudo de viabilidade

Já é conhecida a pesquisa do IBGE que aponta que mais de 50% das empresas fecham em menos de 5 anos por falta de conhecimentos na gestão financeira da empresa. Mas nem sempre este é o problema. Antes de se perguntar “como abrir uma empresa de prestação de serviços?” deve se perguntar é viável abrir uma empresa de prestação de serviços? Contudo muitas vezes o negócio por si só não é viável, no lugar escolhido para sediar a empresa não há demanda, a empresa não tem capacidade operacional para competir com a concorrência, o serviço tende a se tornar obsoleto com a tecnologia, entre vários outros aspectos. Realizar o estudo de VIABILIDADE é essencial para o desenvolvimento da empresa.

5 – Planejamento Tributário

Baseado nas projeções obtidas pelo estudo de viabilidade, deve ser escolhido o regime tributário o qual a empresa será enquadrada. A fim de diminuir este custo e manter a empresa sustentável é preciso realizar alguns cálculos para saber qual é o mais vantajoso para empresa. Sobretudo para as empresas prestadoras de serviço, são devidos os seguintes tributos:

  • PIS
  • COFINS
  • ISS
  • IRPJ
  • CSLL

Cada regime tributário vai definir uma alíquota e metodologia de cálculo diferente. Para que não tenha erros nem surpresas desagradáveis é ideal ter um CONTADOR a frente deste processo.

6 – Escolher a Natureza Jurídica

Natureza ou tipo jurídico da empresa são os modelos de negócio definidos por lei para configurar a formalização do negócio. Portanto saber qual tipo jurídico é fundamental para uma boa constituição da empresa deve ser escolhida a natureza baseado nas possibilidades disponíveis. Será uma sociedade? Qual o valor disponível de capital para investir? Após responder a estas perguntas será possível definir o tipo jurídico. Mas cabe lembrar que esse processo está relacionado à obtenção do CNPJ, no ato de constituição da empresa será definida a natureza jurídica. Consulte seu contador para realizar este processo.

 

BÔNUS: Atividades regulamentadas

Algumas empresas prestadoras de serviços têm particularidades no processo de regulamentação da empresa. As atividades regulamentadas como, Corretagem de Seguros, Contabilidade, Advocacia, Engenharia, Clínica Médica, entre outros precisam estar registrados nos órgãos regulamentadores para que a empresa opere legalmente. Algumas atividades não podem utilizar todos os tipos de natureza jurídica.

 

A D&D CONTABILIDADE acompanha seus clientes em cada etapa do processo de abertura da empresa. O empresário não precisa ter o conhecimento de todas as etapas, porém todas são necessárias para que o negócio prospere.

 

Precisa de ajuda ?? somo uma contabilidade em São Paulo, fale com nossos profissionais clicando aqui