COMO ABRIR UMA PIZZARIA
Abrir uma pizzaria, não é fácil, o dono precisa ter várias habilidades, como administrar o financeiro, desenvolver a equipe pratos para o menu, dependendo do tamanho do seu negócio. Sabemos que ter todas as habilidades necessário é quase impossível por isso um dono de pizzaria precisa ter uma contabilidade que ajude com toda parte de contabilidade e gestão. Por isso, nós da D&D Contabilidade escrevemos esse artigo para ajudar você dono pizzaria a crescer seu negócio.
2 – COMO CONTROLAR OS CUSTOS DE ALIMENTOS E MÃO DE OBRA
O primeiro item é o controle principalmente relacionado aos custos com alimentos e mão de obra, pois são os gastos principais de uma pizzaria. O cálculo para saber o custo dos alimentos vai depender se o estabelecimento por isso procure sua contabilidade para que eles possam te ajudar a calcular de forma correta os custos.
É importante anotar os custos que tem com os alimentos, o quanto recebe pelas vendas e ver quanto há de desperdício. Assim, pode-se tentar reduzir ao máximo o desperdício e aumentar o lucro com as vendas.
O mesmo deve ser feito com o pagamento dos funcionários. É preciso anotar tudo o que se paga a eles. Mais uma vez, o cálculo vai depender de cada estabelecimento, pois há funcionários com carteira assinada e outros freelancers, que são pagos por dia trabalhado. Normalmente, o custo com funcionários deve ser 25% do gasto semanal.
2 – SEPARAÇÃO DE FINANÇAS PESSOAIS COM EMPRESARIAIS
Infelizmente uma dificuldade que encontramos quase em pizzaria é os sócios misturando o dinheiro da empresa com dinheiros pessoais dele. Isso não deve acontecer em qualquer empresa. Saber separar os gastos é o básico para qualquer empreendedor ter sucesso. Isso acontece muitas das vezes por causa dos sócios que tem dificuldades em administrar o próprio dinheiro pessoal e muitas das vezes fecham o mês no vermelho frequentemente ir à empresa tirar o dinheiro para cobrir os gastos pessoais. Donos de pizzarias que entende a necessidade de ter essa separação consegue avançar mais na sua empresa e consequentemente ter mais lucros para seu bolso.
A princípio para separar definitivamente, nós da contabilidade implantamos o pró-labore, que é um salário pago ao dono ou sócios do estabelecimento. Contudo, é recomendado não pegar mais nada de dinheiro do caixa da pizzaria e nem utilizar o cartão de crédito da empresa. Isso evita problemas com a legislação e com o controle de caixa.
3 – REGISTRE ENTRADAS E SAIDAS
É importante registrar tudo que entra e sai da pizzaria. Por exemplo, pedir as notas fiscais das mercadorias que chegam, utilizar folhas de pagamento para pagar os funcionários com carteira assinada e recibo com os que são freelancers, guardar o registro do caixa e outros comprovantes.
Para manter todo esse controle de uma pizzaria não é fácil por isso nós da contabilidade recomendamos que invistam em um software de gestão que posso integrar com financeiro, vendas e contabilidade.
Todos esses documentos precisam ser guardados e entregues ao contador, caso ele peça. São essas folhas que vão comprovar as movimentações de dinheiro do caixa. Sem elas não é possível comprovar nada.
Além disso, com esses registros será possível analisar as contas da pizzaria e verificar se o negócio está bom ou se precisa fazer corte de gastos. Então, além de guardá-los, é preciso mantê-los organizados. Uma dica é separá-los por vendas, despesas, folha de pagamento e impostos.
4 -CONTROLE DE ESTOUE
O controle de estoque é muito importante para a pizzaria, já que ela trabalha com produtos perecíveis e com verduras, que estragam rapidamente.do mesmo modo, é preciso verificar semanalmente quais itens precisam comprar e quais podem estar perto do prazo de validade.
Com um bom controle de estoque é possível evitar desperdício de dinheiro e promover um bom fluxo de caixa. Caso tenha alguma mercadoria perto do vencimento, é indicado fazer uma promoção para limpar o estoque.
Fazer parceria com grandes mercados que possam vender de com custo menor e entregar de forma periódica para aumentar os retornos nas vendas
5 – Tributação para Pizzaria
Logo saber qual é a melhor tributação para sua pizzaria é fundamental, apenas de alta complexibilidade das leis brasileiras a escolhe da tributação é primordial, pois essa opção só pode ser trocada em janeiro de cada ano podendo assim na escolha errada fica no prejuízo no ano inteiro.
Os regimes tributários mais utilizamos para pequenas pizzarias são MEI ou Simples Nacional, porém ainda existe outras duas tributações como Lucro Presumido e Lucro Real, que pode ser bem competitivo e podendo ter uma grande redução nos impostos dos produtos tanto na compra como na venda.
Precisa de ajuda ?? somo uma contabilidade em São Paulo, fale com nossos profissionais clicando aqui