Como precificar seus produtos
Como saber e precificar o meu produto de forma correta para que eu possa vende-lo? Essa é uma dúvida que tirar o sono de muitos empreendedores. Como conseguir ter lucro e ao mesmo tempo agradar o cliente? A precificação de um produto envolve diretamente a identificação de qual valor gera competitividade, atratividade e lucratividade para o negócio. Por isso nesse artigo vamos falar de 5 pontos que você precisa levar em consideração na hora de precificar seu produto
1. O Custos de cada Produto para Precificar
Neste tipo de precificação, o empresário precisará de um conhecimento profundo de seus custos — tanto fixos, que são aqueles que, independentemente da quantidade vendida, vão existir de qualquer maneira, como os salários dos funcionários, aluguel, estoque armazenado, quanto as variáveis, que são aqueles diretamente ligados com a quantidade produzida/Vendidas.
Depois da devida apuração dos custos, o empresário precisa estabelecer um determinado percentual de retorno sobre seus custos e o adicionar a estes valores.
Um erro muito comum é quando o empresário adota uma estratégia de preços baixos e acaba tendo prejuízo mesmo com boas vendas. Isso acontece quando o faturamento se torna insuficiente para cobrir todos os custos e despesas. Nesse cenário, o empresário se engana com o volume de clientes, pois sua margem de lucro está tão baixa que a empresa vende, vende e vende, mas não sai do vermelho.
2. Atenção as Margens
A margem é a diferença entre o preço de venda menos o custo de compras. Ao definir uma margem para que seu negócio sobreviva, você deve respeitá-la. Caso você tenha definido um ganho de 20% sobre o custo de cada item, atenha-se ao plano na hora de precificar, a não ser que a estratégia tenha que ser modificada. Se um item dá prejuízo, não adianta mantê-lo no estoque. Compre bem, mas venda melhor.
Não existe uma margem de lucro ideal que se aplique a todo o tipo de empresa. Por isso, a sua busca deve ser pelo equilíbrio, visando uma rentabilidade responsável. Mas lembre-se que preços baixos comprometem as finanças, enquanto valores altos afastam clientes e levam mercadorias a encalhar no estoque.
Buscar empresa melhorar os preços sem prejudicar a qualidade das vendas. Muitas das vezes o que mais prejudica uma margem são os descontos. Eles causam um problema enorme para empresa se feito de forma incorreta. O desconto precisa está previsto já dentro da margem esperada para que assim a vendas seja feita de forma saudável.
3. Pesquise bem seu Mercado
Além das tabelas de preço que existem por aí, é preciso fazer uma pesquisa minuciosa dos principais players de mercado antes de precificar. Quanto vendem, por quanto e para quem. Nessa pesquisa, você pode descobrir que o seu valor de venda está muito acima do mercado. Se isso acontecer, analise com calma a situação, já que você pode ficar com o estoque parado caso não venda o previsto. Por isso, se tiver uma margem alta, considere uma redução do valor. Agora, se a margem está apertada, talvez o produto não seja o mais adequado para a venda. Mas isso muitas das vezes parece ser um problema sem solução para os pequenos empresários. A solução é muitas das vezes simples é possível diminuir a margem de um produto e aumentar essa diferença outro produto e oferecer os dois juntos.
Precificar o Produto é complexo? No início pode parecer um desafio enorme, mas é a chave do sucesso financeiro de uma empresa. Ter dificuldades para estruturar os cálculos de precificação é normal, mas é o seu contador pode de ajudar a entender.
Aqui, o empresário deverá prestar atenção ao fato de que, mesmo com produtos similares, os processos produtivos podem ser diferentes, o que pode levar a uma percepção errada de quanto um produto deve custar. Portanto desta forma, ele pode ficar com valor inferior ao custo de produção.
4. Ferramentas de Gestão para Precificar o Produto
Hoje com avanço da tecnologia não utilizar ferramentas eletrônicas para analisar e precificar corretamente seu produto. Certamente você deve estar deixando dinheiro na mesa. A precificação pode ser usada como uma poderosa ferramenta de gestão, uma vez que a partir dela podem ser definidos os resultados, investimentos e até mesmo os rumos que uma empresa pode tomar.
Utilizar uma ferramenta de gestão para analisar as etapas anteriores da precificação, o histórico de um determinado produto. Qual foi o período de maior venda ou de menor venda? Comparar o preço com mais três concorrente tudo isso podem ser feitos utilizando ferramentas. Mas uma coisa importante que um sistema não vai substituir é a adequação do mercado para um determinado produto não existe sistema que pode apontar qual produto o mercado vai querer mais que o outro isso ainda é bem complexo para muitos pequenos empresário que trabalham muitas das vezes sozinho ou com um ou dois funcionários.
5. Diferença entre Preço e Valor
Agora chegou o momento que na minha opinião é o mais importante na hora de precificar um produto. Como agregar valor na percepção do cliente.
Valor está muito mais relacionado grau de relevância que uma pessoa da ao um determinado produto. Preço é o pago para poder levar esse produto para casa.
Dessa maneira quanto mais valor você consegue agregar algum determinado produto mais caro você pode cobrar por ele. Nessa hipótese estamos falando em vender mais o que é intangível do que propriamente o produto específico.
Para exemplificar vamos pegar o caso da Ferrari, todo mundo pelos menos já ouvir falar dessa marca e qual produto ela vende. Porém nunca foi feito uma propaganda na televisão ou no rádio e o carro mais barato que eles vendem é mais uma casa. Outro exemplo que a Starbucks uma marca conhecida e consegue fazer um produto comodity se transformar em uma experiência única de bebida e ainda cobrar muito mais caro por isso. Enfim são vários exemplos que poderíamos citar aqui mais o intuito não é esse, mas sim mostrar para você empresário que no final de tudo as vendas sempre vão ocorrer quando o cliente entender o valor do seu produto
Precisa de ajuda ?? somo uma contabilidade em São Paulo, fale com nossos profissionais clicando aqui