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Como o Contador Consultor pode ajudar a criar um Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico é uma ferramenta fundamental para o sucesso e o Contador Consultor é o parceiro ideal para ajudar as empresas principalmente empresa de pequeno e médio porte a fazer um planejamento. Hoje vamos falar sobre como o Contador Consultor pode ajudar sua empresa a montar um planejamento de sucesso.

O que é Planejamento Estratégico

O primeiro passo é entender o que é umplanejamento estratégico, muitos empresários por nunca ter trabalhado em um cargo de gestão ou departamento de financeiro/administrativos desconhecem sobre os planejamentos e isso dificulta muito na hora de fazer pois muitos acham que é apenas algo burocrático e não serve na prática para nada. E isso é um pensamento totalmente errado por isso ao iniciar sua empresa converse com seu Contador Consultor e você entenderá que é através do Planejamento Estratégico que são determinadas metas e ações, pontos fortes e fracos da organização. Planejamento não é um trabalho de 500 páginas que muitos empresários acredito que seja, ele precisar ser primeiramente simples e executável por isso com ajuda de um Contador Consultor ele irá diagnosticar que tipo de empresário você é e qual planejamento se encaixa melhor para sua empresa.

Planejamento Estratégico – Análise SWOT

Todas as pessoas são boas em alguma coisa e péssimas em outra,  por exemplo eu era muito bom em matemática mas péssimo em português do mesmo modo algumas tem famílias, dinheiro para favorecer em quantos outros tem dificuldades para se desenvolver por exemplo eu não conseguir estudar em uma escola particular todo meu ensino foi em uma escola pública.

O que eu quero dizer com isso é que tanto nós pessoas como empresas existe algo chamado SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunitiese Threats) traduzindo em forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Essa ferramenta é indispensável para criação ou crescimento de qualquer negócio uma vez que esta claro e definidos quais são os pontos fortes do seu negócio e quais são os pontos fracos (que toda empresa tem inclusive a sua) podemos criar ações para potencializar cada vez mais os pontos fortes para gerar cada vez mais resultado para empresa e ações para cuidar das fraquezas para que a empresa não seja prejudicada.

Pontos Fortes e Fracos

Os pontos fortes e fracos são característica interna de cada empresa e precisa ser diagnosticada com ajuda do seu Contador Consultor e juntos criar as ações no Planejamento Estratégico. Depois precisa ser criado indicadores de desempenho onde gestores irão gerenciar a performa-se da equipe. Os indicadores de desempenho serve para entender se as ações estão melhorando o seu negócio.

Oportunidade e Ameaças

Agora as oportunidades e as ameaças já são eventos externos da empresa onde ninguém tem controle ou influência. Por exemplo crise, aumento de preços aumento de concorrências, benefícios fiscais entre outros. Tudo esta fora no controle dos empresários e nesse momento saber quais as principais oportunidades que pode surgir e quais as principais ameaças que pode quebrar seu negocio podemos nos preparar para cada situação para que no momento de uma oportunidade utilizar toda a capacidade da empresa para gerar mais resultado ou quando estiver uma crise esta preparado para fazer sua empresa sobreviver.

Planejamento Estratégico – Missão, Visão e Valores

Muitas das vezes definir a missão visão e valores da empresa parece ser apenas algo “clichê” que é colocado em um site e as vezes em um painel na sala de esperar da empresa. E muitas das vezes nem os próprios donos da empresa sabem quais são. Porém esse ferramenta é de extrema importância no Planejamento Estratégico e com ajuda do seu Contador Consultor o empresario consegue saber qual direção a sua empresa vai tomar.

Missão

Uma vez que estou pressupondo que o seu intuito e expandir seu negocio cada vez mais. Primeiramente você precisa saber porque você abriu sua empresa e muitos empresários respondem “porque eu ter muito dinheiro ou porque quero ter liberdade”. Essas respostas são respostas muito vagas sem profundidade e o que acontece muitas das vezes é que na primeira crise ou no primeiro grande problema. Onde atrapalha a “liberdade ou dinheiro “ do empresário ele já se desespera e acaba tomando decisões prejudiciais para seu negócio. Saber qual é a missão da sua empresa serve para isso porque todo negócio passa por dificuldade. Independente do tamanho dele e nesse momento o empresário tem que ter clareza e isso só vem através da sua missão.

Visão

Já a visão esta mais direcionada para onde a empresa quer ir vai muito de encontro com planejamento em si uma vez que se você não sabe para onde ir qualquer caminho serve.

Valores

Os valores serão as Leis que regem a empresa onde tantos os sócios como os funcionários e os clientes terão que utilizar em quanto estiver no seu estabelecimento ou em atendimento. Os valores nunca devem ser quebrados em uma empresa pois são eles as diretrizes para o sucesso.

Essas informações precisam ser passadas para os funcionários também eles precisam ser treinados para que ele sozinho passam tomar decisões. Baseado nos princípios da sua empresa fazendo assim uma descentralização e fortificando o crescimento total da empresa.

Planejamento Estratégico – Metas

Uma ferramenta para criação do Planejamento Estratégico é as metas saber criar uma meta é um desafio para muitos empreenderes por dois motivos.  O Primeiro é o ego muitas pessoas não gostam de criar metas com medo de não atingir e sair como um fracassado.

Outro motivo é que não tem clareza de como criar uma meta de sucesso para seu negocio e muitas das vezes acabam confundindo uma meta com um objetivo. Objetivo e metas são coisas bem diferentes por isso peça ajuda para seu Contador Consultor ele tem ferramentas e metodologia para criar metas.

Um Objetivo é o propósito de se realizar alguma coisa, ou seja, é o guia que determina aonde se quer chegar. Meta é o objetivo quantificado. Ela é temporal e necessariamente ligada a prazos.

Existe uma metodologia que é muito eficiente que é aplicado para criação de metas chamado SMART

S – Específica (Specific)

Suas metas não devem ser vagas. Isso ocorre porque o objetivo não é específico o suficiente para ser acionável. Assim, você precisa identificar o resultado desejado e direto de cada meta. Por exemplo, ao invés de “faturar mais”, prefira “quero ganhar novos clientes até o fim do mês”.

M – Mensurável (Measurable)

Deve ser fácil aplicar métricas para acompanhar seu desempenho. Portanto deve ser possível ver se está alcançando a meta, superando-a ou se está ficando abaixo dela. Por exemplo, substitua: “preciso ter o hábito de ler” por “lerei um livro por mês esse ano”.

A – Alcançável (Attainable):

Outra característica fundamental das metas SMART é que essas sejam realistas. Pois, isso ajudará na manutenção da motivação o que pode proporcionar um aumento de confiança. Posteriormente, o próximo passo após de atingir um objetivo é definir outro maior. Por exemplo, substitua metas como “ser referência em ações sociais” por “implantar uma ação social dentro da empresa até dezembro”.

R – Relevante (Relevant)

As metas precisam contribuir realmente para a realização do seu objetivo. Assim, metas relevantes são aquelas que, quando atingidas, contribuirão para o objetivo do seu negócio. Um exemplo errado seria “aprender a tocar piano” se seu objetivo final é “ser um bom administrador da sua empresa”.

T – Temporal (Time-based):

Definir cronogramas para cada meta ajuda a manter a motivação e o foco. Um exemplo seria “Conseguir 100 clientes até dezembro”

Planejamento Estratégico – Plano Financeiro

O Plano financeiro é onde muitos empresários têm os maiores prejuízos de acordo com SEBRAE mais de 50% das empresas quebram por falta de gestão financeira. Parte desse problema está diretamente relacionado ao plano financeiro da empresa. O plano financeiro vai muito além de apenas criar uma planilha com números que muitas das vezes são projeções sem qualquer base real.

Criar um plano financeiro está relacionado em determinar dias para pagamentos condições de recebimento na hora de vendas, definir retirada de dinheiro dos sócios da empresa critério para tratamento de inadimplência etc. depois de ter criado todas as regras financeira para sua empresa você deve criar o orçamento pois agora temos critérios e base para planilhar e projetar as vendas e os pagamentos criando um fluxo de caixa próximo da realidade.

O Contador Consultor esta sempre envolvido com números e tem facilidade para entender as finanças das empresas por isso ele é peça fundamental para criação de um plano financeiro de sucesso.Precisa de ajuda ? Fale com um profissional clicando aqui

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