Preço x Valor, qual é a diferença ?
Qual a diferença entre preço x valor? Essa dúvida assombra muitos empresários, alguns por não saber a diferença e outros por não saber que a diferença existe. Saber equalizar preço e valor pode ser uma excelente ferramenta para aumentar consideravelmente suas margens e por consequência o lucro.
O que é preço?
No dicionário a palavra “preço” é definida como “Valor pecuniário de uma coisa ou dinheiro que se dá por ela”. Para calcular corretamente seu preço, alguns cuidados devem ser tomados. Para o cálculo da precificação, muitas variáveis devem ser levadas em consideração, como por exemplo:
Custo da produção no caso de um produto;
A margem de lucro que se pretende adquirir sobre a venda de um item;
A demanda do produto ou serviço;
Os preços praticados pela concorrência;
O perfil dos clientes que pretende atingir com o produto ou serviço.
Que são ligadas diretamente na quantidade monetária que será cobrada do cliente baseado em dados concretos e pesquisas realizadas pela empresa.
O que é valor?
No dicionário a palavra “valor” é definida como “O que vale uma pessoa ou coisa”. Diferente do preço o valor é algo intangível. Quantas vezes já ouvimos alguém dizer, “Há, isso não VALE esse PREÇO” preço é o que é valor monetário dado a algo, mas o valor em si está ligado a percepção da pessoa sobre seu produto ou serviço. Para percepção do valor são analisados alguns aspectos do seu produto ou serviço, que vão aumentar ou diminuir o valor do seu produto na visão do cliente.
Atributos.
Qualidades.
Necessidades.
Preço X Valor
Se algo tem um preço baixo de mais para o valor que é gerado há uma perda considerável de margem, pois na visão do cliente aquele item está “barato demais”, pois para sua necessidade aquele produto poderia valer muito mais. Se você tiver de pagar R$ 10,00 é uma garrafa de água em um restaurante pode achar um absurdo, mas não se estivesse vagando há 1 dia sem água. A sua percepção de necessidade daquele item é muito maior e o preço simplesmente deixa de importar. Assim é com todos os produtos e serviço e equalizar o valor há um preço justo pode salvar seu negócio. Mas para isso, será necessário criar valor no seu produto, pois os concorrentes irão fazer o mesmo. Como aumentar o valor dos seus produtos? Sejam eles serviços ou mercadorias.
Aprenda o que é valorizado pelo seu cliente
Quando é feito um planejamento inicial do negócio, quase que obrigatoriamente a empresa precisa definir o seu publico alvo. Com o publico alvo definido fica muito mais fácil saber o que seu cliente valoriza, se é o design dos produtos, causas apoiadas pela empresa, linguagem dos funcionários e assim pode moldar sua empresa para que seu cliente sinta que há valor no que está comprando.
Saiba onde divulgar seu produto
Saber qual será o método, onde e como será a divulgação é diretamente ligado na percepção do cliente sobre o produto. Você não vê uma “grife” famosa divulgar seus produtos nas páginas do jornal de busca de empregos. Seus clientes alvo não estão ali e isso além de diminuir a percepção de exclusividade do cliente ainda consome recursos que não vão gerar retorno algum. Para agregar o valor necessário ao produto o marketing deve atuar como se tivesse falando com o cliente, mostrando para ele que você é a solução para o problema dele.
Preço x valor importa, mas aposte na qualidade
De nada adianta saber o que o cliente valoriza, divulgar da forma correta e não entregar a qualidade esperada, isso diminuirá o valor do seu produto. Assim como a equalização do Preço x Valor, Valor x Qualidade também tem que ser equivalente pois estão diretamente ligados. Imagine uma propagando de hambúrguer que oferece o hambúrguer delicioso, porém o produto consumido tem qualidade inferior o que foi gerado de expectativa no cliente. Aquele cliente enxergará a loja que lhe vendeu aquele produto como se tivesse o enganado, e a partir dali, deixaria de valorizar os produtos daquela loja.
Assim como já foi dito, equalizar o preço x valor é uma saída que pode salvar seu negócio, aumentando o valor do seu produto, pode aumentar o preço sem aumentar o custo e é uma estratégia utilizada por muitas empresas a procura da melhora de suas margens.
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